quinta-feira, 22 de março de 2012

Segundo estudo, ter mau hálito pode ser algo bom

Cientistas japoneses descobriram que a halitose (também conhecida como mau hálito, mesmo) fornece o melhor ambiente para o cultivo de células hepáticas, ou seja, favorecem o fígado.

Quando incubada com sulfeto de hidrogênio, o composto químico responsável pelo famoso “bafo”, as células da polpa dental humana se transformam em células do fígado a um ritmo acelerado. Esta descoberta pode ser importante para tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

O estudo foi publicado no "IOP Publishing’s Journal of Breath Research" e continuará sendo realizado, a fim de observar os efeitos da descoberta a longo prazo.

Com Reservas
Segundo Dra Celi Vieira, o estudo japones deve ser visto "com reservas". Como toda hipótese, o caso deve ser exaustiva e longamente analisado e comprovado antes de ser tomado como verdade. O que está comprovado até o momente é que a halitose é um importante indicador de que há algum desiquilíbrio no organismo do paciente, concluiu a responsável técnica da Clinica Oris, de Brasília.